Uma vez por ano, o passaro adulto muda de penas.Se a ave tem frequentes mudas,ou se as tem durante longos períodos,isso pode significar que está tendo uma alimentação errada,sem vitaminas,ou que se estressou ou ainda há outros fatores,como a súbita alteração de temperatura ambiente ou há alguma doença. A època da muda de penas é um período critico para os passaros e exige consideravel consumo de energia e de sua constituição física.As aves têm necessidade de nutrientes suplementares durante a época de muda de penas. Os passáros canoros apresentam probabilidades de se conservar silenciosos durante este período e a maior parte das aves revela-se muito mais passivas do que habitualmente.Em média, a época da muda dura entre seis e oito semanas. Nessa época é aconselhavel administrar o uso de cálcio ou ferro.
Na verdade, a muda de penas indica a preparação do corpo da ave para enfrentar o inverno, dela vai resultar uma nova plumagem, sedosa e brilhante, que á protegerá dos rigores de uma estação onde o frio e a umidade podem ser prejudiciais á saúde.A muda, não é repentina, tem fases que respondem á temperatura, á luminosidade e á umidade. No verão quando o calor é prolongado e o ar seco, a muda atrasa. A época em que é mais acentuada geralmente ocorre no outono.
É preciso cuidado com alterações bruscas de temperatura e de luminosidade, especialmente porque tais oscilações provopcam uma muda súbita, o que não seria agradável no meio do período da reprodução.
Nenhum comentário:
Postar um comentário